Pedala Tour acontece pela primeira vez em Joinville no dia 22 de maio e pretende reunir 1,5 mil apaixonados por bikes

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas, a partir de 22 de abril, exclusivamente pelo site oficial do evento; concentração acontece no estacionamento do Centreventos Cau Hansen

O Pedala Tour, um dos maiores eventos de ciclismo do país, acontece pela primeira vez em Joinville no dia 22 de maio e pretende reunir cerca de 1,5 mil ciclistas de diversas cidades da região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, a partir de 22 de abril, exclusivamente pelo site oficial do evento.

O passeio também terá como destaque o apoio ao Movimento Maio Amarelo, que busca conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos em acidentes de trânsito. Para despertar a atenção das crianças, uma mini cidade cenográfica será montada no local do evento e os baixinhos também poderão participar de uma oficina sobre educação no trânsito.

Voltado para toda a família, o Pedala Tour vai percorrer um trajeto de 10 quilômetros por ruas e avenidas do município, e promete mobilizar os amantes das bikes e os apaixonados por esporte. O tempo estimado para o percurso é de 1 hora. A concentração acontece a partir das 6h no estacionamento do Centreventos Cau
Hansen, onde também será feita a entrega dos kits aos participantes.

Podem se inscrever pessoas com 8 anos ou mais, sem limite máximo de idade. As vagas são limitadas a 1,5 mil participantes. Todos receberão um kit, gratuito, contendo uma camiseta, um squeeze, uma ‘sacochila’, um boné e um livreto com
informações sobre educação no trânsito.Os participantes ainda concorrem a duas bicicletas que serão sorteadas ao final do evento.

Segurança
A organização também vai disponibilizar um bicicletário para realizar, gratuitamente, pequenas manutenções de emergência nas bikes dos inscritos.

As vias estarão devidamente fechadas e sinalizadas e ciclistas guias acompanharão os participantes, garantindo uma atividade supervisionada e muito mais segura para toda a família.

Saúde
O evento terá um espaço destinado à saúde dos participantes. Especialistas farão avaliação corporal, bioimpedância e orientações de treinamento gratuitamente, das 7h às 10h. Uma aula coletiva de alongamento será realizada antes da saída para o passeio.
Os inscritos terão seguro individual e a prova terá posto médico e ambulância de plantão para emergências.

Pedala Tour
O Pedala Tour é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Esportes, do Ministério da Cidadania, e tem como proponente a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura. O evento tem o apoio da Prefeitura de Joinville e patrocínio máster da Whirlpool, com apoio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Tigre.

Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2020, a Empresa reportou aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

Agenda 2030
O Pedala Tour 2022 tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e de hábitos que resultem em bem-estar e melhorias na qualidade de vida dos participantes, associando o esporte ao lazer e entretenimento saudável.

O evento também tem como foco conscientizar os cidadãos quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte sustentável, que não gera poluição.

Com metas que vão ao encontro da Agenda 2030, o Pedala Tour estimula ações relacionadas aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

3. Saúde de qualidade – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Andar de bicicleta gera inúmeros benefícios para a saúde como a redução da incidência de doenças cardiovasculares e outras complicações causadas por estresse, obesidade e sedentarismo.
As bikes também trazem grandes benefícios para as
cidades, como a não emissão de poluentes, melhorando a qualidade de vida de toda a população. Atualmente, a poluição produzida por veículos são os principais causadores de doenças e mortes nas cidades, além dos custos e impactos sociais, econômicos e políticos dos acidentes de trânsito, com ou sem vítimas fatais.

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Mais gente pedalando significa menos gente usando transportes individuais motorizados. Consequentemente, temos a redução da poluição do meio ambiente. O contato social, a ocupação dos espaços públicos e o fortalecimento do desenvolvimento econômico local, promovidos pela bicicleta, criam comunidades mais eficientes, compactas e sustentáveis.

13. Combate às Mudanças Climáticas – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

A bicicleta é o símbolo de um transporte eficiente e não poluente. O aumento no número de pessoas que adotam as bikes como meio de transporte representa uma consequente queda no número de usuários de carros e motos. Essa diminuição impacta diretamente na redução de emissões de CO2 (dióxido de carbono), principal gás de efeito estufa.

Serviço

Pedala Tour 2022 – Joinville
Data: 22/05/2022
Local: Estacionamento Centreventos Cau Hansen, Rua Orestes Gumarães, 598 – Joinville-SC
Concentração: a partir das 6h.
Início do Passeio: às 8:30h.
Inscrições: de 22 de abril a 20 de maio (ou até esgotarem as vagas) Exclusivamente pelo site www.pedalatour.com.br
Informações: fale com os organizadores pelas redes sociais Instagram e Facebook.